Em Aula, texto de Roland Barthes, o semiólogo francês pretende novas formas de comunicação que impeçam uma formalização da linguagem.
É fácil notar, no discurso de Ronaldo Lemos, em A cultura do remix esse mesmo propósito, uma vez que o autor exemplifica o modo como operam as novas mídias. Segundo ele, esses novos meios proporcionam e fomentam produções independentes da Industria Cultural, sendo o que ele chama cultura do remix esse mesmo processo.
Essa chamada da cultura como remix seria o processo onde as pessoas tomam posse da produção intelectual hegemônica, da Industria Cultural, e reformatam seus modelos, subvertendo a produção formal em algo maleável e democrático, ou, como chamaria Barthes, descristalizado.
Para Lemos, a Industria Cultural erra ao entender os novos meios de comunicação como objetos que operam sob sua tutela, num sentido de serem ferramentas de reprodução da propriedade intelectual privada intocável. Para a I.C, todo meio de reprodução da propriedade privada, de modo não autorizado, é pirataria ou plágio, tendo de ser devidamente punida, de tal modo que insiste em competir e marginalizar as novas produções da cultura do remix.
Podemos dizer que Lemos, até certo ponto, compreende de modo equivocado a forma das coisas operarem. Num sentido, que ele oponha-se a formalização dos meios de comunicação e suas produções, justamente quando uma nova era começa a surgir, é compreensível. Por outro lado, entender que as grandes corporações tem de ser permissivas e liberar a propriedade intelectual para reprodução e remodelação, é um erro terrível, que recorre num principio de descrédito de seus autores. A descristalização da linguagem tem de se dar pela possibilidade de produções independentes se formarem pelo intelecto criativo que circunde tão somente as idéias de seu próprio autor.
Recentemente, músicas eletrônicas foram lançadas como remix de grandes sucessos do rock do passado, como por exemplo o Wrecked Machines Remix, que lançou um remix da música Poison, de Alice Cooper, lançada no álbum Trash, em 1989.
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