
Peer-to-peer
Peer-to-peer é um termo em inglês que indica a forma atual sob a qual atua a rede da internet.
Também chamado de P2P, esse modo de operação funciona pela descentralização de produção de informação, de modo que todos os usuários da rede se tornem consumidores e produtores de informação.
Torrent
Torrent é um meio de transferência de dados que opera na rede. O torrent permite que um usuário se conecte à um banco de informações (geralmente dispostos em sites ou em programas especiais), e faça uma descarga destas informações para o seu próprio computador.
P2P e Torrent
O P2P é o que, de certa forma, possibilita a existência do torrent, bem como sua operação e funcionalidade. Isso é, porque por meio do P2P usuários podem produzir informações e publicá-las na rede onde, num segundo momento, outros usuários poderão, então, por meio do Torrent fazer download dessas informações.
Licença Creative Commons
Creative Commons é uma organização que fornece licenças sobre criações e produções divulgadas na rede. Deste modo, os usuários dispõe de um modo de registrar e reclamar autoria sobre suas obras. Mais que isso, porém, as licenças da CC outorgam ao produto uma qualidade de maior maleabilidade em relação à cópia e compartilhamento destas obras.
Licença GNU
As licenças GNU operam sob uma série de princípios, sendo de maior valia a idéia de mantér produções intelectuais e de qualquer caráter, livres dos direitos autorais que circundam e restrigem produções do contato direto e mais aberto com os usuários. Essas mesmas restrições vão na contramão do que a internet se propõe.
As licenças GNU são alvos de crítica pelo fato de não reclamar uma autoria direta e defender o domínio público do que é criado na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário